cropped-logo_summer_com_efeito.png

Avantasia

Release

O audacioso projeto Avantasia, capitaneado pelo vocalista do grupo alemão Edguy, Tobias Sammet, teve início em 2000 – o nome veio da junção de “Avalon” e “fantasia”. Sempre contando com convidados especiais, estreou com as duas partes de “The Metal Opera”, lançadas em 2001 e 2002, que se tornaram grande sucesso mundial. “Os dois primeiros álbuns do Avantasia foram sucessos no mundo todo e isso é algo que tantos músicos sonham. Nesse momento percebi que é algo que traz apenas aspectos positivos, chances, e trabalhando ao lado de Sascha encontrei a parceria certa. Quando fiz o primeiro álbum do Avantasia era um músico jovem, que pela primeira vez tinha todas as responsabilidades para que a coisa funcionasse. Me meti num projeto imenso e o contrato levava apenas o meu nome”, contou Sammet certa vez à revista Roadie Crew.

 

Na sequência veio “The Scarecrow” (2008), que destacou os singles “Lost In Space” e “Carry Me Over”, além de um cast estrelado, com Alice Cooper, Michael Kiske, Jørn Lande, Roy Khan, Oliver Hartmann e Amanda Somerville, entre muitos outros. “Sempre tive o classic rock e o power metal nas minhas raízes, ao mesmo tempo que o instinto de não me repetir. Não seria justo gravar o mesmo álbum repetidamente, apenas com um título novo. Eu quero lançar e viver no presente, sempre progredindo”, disse o vocalista.

 

Naquela época, Tobias Sammet colocou o projeto na estrada, tocando em festivais europeus, como “Wacken Open Air” e “Sweden Rock Festival” e, inclusive, passando pelo Brasil. O show, realizado em junho de 2008, contou com a participação de diversos convidados, incluindo o saudoso Andre Matos em “Reach Out For The Light”, de “The Metal Opera Part I”. No set estiveram vários sucessos, como “Sign of the Cross”, “Avantasia” e “Seven Angels”.

 

Em 2010, veio o pacote “dois em um”: “The Wicked Symphony” e “Angel of Babylon”. “Os discos ficaram prontos na mesma época e eu queria encerrar esse ciclo. Até poderia lançar ‘The Wicked Symphony’, esperar seis meses e sair alardeando: ‘Aqui está nosso mais novo disco de estúdio, ‘Angel Of Babylon’, eu acabei de gravá-lo!’ Mas jamais faria isso com meus fãs. Eu sou um músico e agi como músico. Achei que o correto era fazer isso e assim foi”, explicou o vocalista, que novamente trouxe o Avantasia para o Brasil naquela turnê.

 

“The Mystery of Time” (2013), que contou com a utilização de uma orquestra real, além da sempre estrelada lista de convidados, desta vez com Eric Martin (Mr. Big), Michael Kiske e Joe Lynn Turner, para citar alguns.”Poderei olhar para ‘The Mistery of Time’ para o resto da minha vida e saber que ali tem uma orquestra de verdade e isso é o bastante. Às vezes você tem que mostrar respeito pela sua música, para apreciar o que faz e envolver-se com a sua obra”, comemorou Sammet, que mais uma vez incluiu o Brasil naquela turnê.

 

Três anos depois foi a vez de “Ghostlights”, em que a parceria de Sammet com Sascha Paeth novamente rendeu bons frutose trouxe a presença de Dee Snider, Michael Kiske, Geoff Tate, Jørn Lande, Ronnie Atkins (Pretty Maids), Sharon Den Adel (Within Temptation) e Robert Mason (Warrant, The End Machine e Lynch Mob). “É uma continuação da história que comecei em ‘The Mystery of Time’. Eu a criei quando estava olhando ao meu redor e percebi que todos estão se movendo cada vez mais rápido, correndo na roda de rato e tentando viver num ritmo de acordo com expectativas que nos são forçadas. A impressão é que ninguém sabe para onde está correndo e nem por quê. Parece que todos estão perseguindo luzes fantasmas – ideais que não conhecemos”, explicou Sammet, que novamente se apresentou no Brasil durante a turnê com um show com 3h15 de duração.

 

Os singles de destaque de “Ghostlights” foram “Sleepwalking” e “Mystery of a Blood Red Rose”, que entrou para a final alemã do aclamado concurso ‘Eurovision Song Contest’, ficando na terceira colocação.

 

Em “Moonglow” (2019), que destacou os singles “The Raven Child” e “Moonglow”, o vocalista voltou a se unir com um time de estrelas, contando com Michael Kiske, Jørn Lande, Bob Catley, Eric Martin, Ronnie Atkins, Geoff Tate, Candice Night (Blackmore’s Night), Hansi Kürsch (Blind Guardian) e Mille Petrozza (Kreator). Já a banda base contava com o parceiro de sempre, Sascha Paeth (guitarra e baixo), além de Michael Rodenberg (teclado) e Felix Bohnke (bateria). Sammet explicou que cada música era um capítulo sobre uma criatura que foi jogada no mundo, mas que não consegue encontrar o seu lugar. “Ela não consegue se conectar com o meio ao seu redor, então busca abrigo no lado mais escuro.”

 

Três anos depois saiu “A Paranormal Evening with the Moonflower Society”, o mais recente trabalho de um projeto ambicioso que se tornou realidade através da mente, a criatividade e o empenho de Tobias Sammet. “Eu encorajo qualquer pessoa a correr atrás do seu sonho, mesmo que fiquem falando que não faz sentido, porque eu tinha o sonho de fazer ‘The Metal Opera’ enquanto todo mundo dizia para não fazer. (…) Posso dizer que minha intuição funcionou. Não esperava que o Avantasia tomasse essa proporção, mas sabia que se o meu coração estava pedindo, então era porque era o certo a fazer. Se algo é honesto, então as chances de ser bom são maiores. E se é algo bom e honesto, há uma chance ainda maior de também ser bem-sucedido”, concluiu o vocalista, que se apresentará no Brasil ao lado de Sascha Paeth (guitarra), Andre Neygenfind (baixo), Felix Bohnke (bateria), Miro (teclado) e, claro, os vocalistas convidados, entre eles Bob Catley, Eric Martin, Ralf Scheepers, Herbie Langhans, Adrienne Cowan, Ina Morgan e Oliver Hartmann.

 

DISCOGRAFIA:

The Metal Opera (2001)

The Metal Opera Part II (2002)

The Scarecrow (2008)

The Wicked Symphony (2010)

Angel of Babylon (2010)

The Mystery of Time (2013)

Ghostlights (2016)

Moonglow (2019)

A Paranormal Evening with the Moonflower Society (2022)

 

Site: https://avantasia.com

Instagram: www.instagram.com/tobiassammetofficial

Facebook: www.facebook.com/avantasia

APRESENTA

cropped-logo_summer_com_efeito.png

Patrocinadores Master

cropped-logo_summer_com_efeito.png

Patrocinadores

cropped-logo_summer_com_efeito.png

Apoio

1

Media Partners

Receba novidades
em primeira mão

Copyrights

Summer Breeze Open Air Festival Brazil Eventos Ltda