cropped-logo_summer_com_efeito.png

Crypta

Release

CRYPTA

 

O quarteto brasileiro de death metal Crypta vem chamando a atenção dos fãs tanto por seu trabalho em estúdio, com o debut “Echoes of the Soul”, e ao vivo, com shows energéticos e empolgantes pelo mundo. E é justamente isso que Fernanda Lira (vocal e baixo), Tainá Bergamaschi (guitarra), Jessica Di Falchi (guitarra) e Luana Dameto (bateria) prometem mostrar no “Summer Breeze”.

 

Criado em meados de maio de 2019 por Luana Dametto e Fernanda Lira, inicialmente com a intenção de que fosse apenas um projeto paralelo de death metal, algo diferente do que vinham fazendo em sua outra banda, Nervosa. “Luana tinha uma banda de death metal antes de entrar na Nervosa, e essa sempre foi sua escola e preferência na bateria. Ela queria ter um projeto de death metal e eu, como sempre amei thrash e death na mesma proporção como sendo meus gêneros favoritos, naturalmente aceitei, principalmente porque seria uma aventura muito diferente”, recordou Fernada Lira à revista Roadie Crew.

 

Em junho daquele ano, a guitarrista holandesa Sonia Anubis (ex-Burning Witches, Cobra Spell) foi convidada a ingressar no projeto e, ainda como trio, iniciam a composição das primeiras músicas. Quase um ano depois, em abril de 2020, a guitarrista brasileira Tainá Bergamaschi foi adicionada ao line-up, consolidando a Crypta como um quarteto. Nesse mesmo mês, Fernanda e Luana saíram da Nervosa e a Crypta tornou-se o principal trabalho de ambas.

 

Apresentada oficialmente ao público, a Crypta rapidamente assinou com a Napalm Records, além de um contrato de booking com a Napalm Events. A partir daí, finalizaram as primeiras canções e iniciaram a pré-produção do álbum de estreia. Em janeiro de 2021, se reuniram no Family Mob Studio (SP) para gravar o debut, “Echoes of the Soul”. O material foi gravado em três semanas por Otávio Rissato, com produção de Thiago Vakka (Fossilization, Jupiterian), mixagem de Arthur Rizk e masterização de Jens Bogren.

 

A promoção teve início com o videoclipe de “From The Ashes”, seguido por outros dois singles, “Starvation” (lyric video) e “Dark Night of the Soul” (clipe). “A intenção com essas escolhas foi justamente mostrar que o disco não se limita a apenas uma única coisa. Então, se você não gostou do clima mais épico de ‘From the Ashes’, talvez vá curtir algo mais ‘na cara’ como fizemos em ‘Starvation’. ‘Dark Night of the Soul’ é uma das mais variadas do álbum, tem uma coisa meio do Oriente Médio. Eu fiquei ouvindo muita música típica do Egito para compor aqueles riffs. É um death metal com muita vibração oriental, bem diferente das demais, e isso foi algo proposital”, explicou a vocalista e baixista.

 

“Echoes of the Soul”, que teve seu lançamento mundial em 11 de junho de 2021 pela gravadora Napalm Records, também foi licenciado e lançado na mesma data no Brasil e na Argentina pela Dynamo Records, na Rússia pela Soyuz Music e no Japão pela Ward Records.

 

Enquanto a Crypta se preparava para sua primeira turnê, Sonia Anubis decidiu sair, em março de 2022, para focar em seus outros projetos e foi substituída pela guitarrista brasileira Jessica Di Falchi. Assim, entre maio e junho, a banda realizou uma turnê Latino-Americana de 33 datas em 11 países e 17 estados brasileiros, sendo algumas ao lado do NervoChaos, Krisiun e Belphegor. Já entre os meses de julho e agosto, durante o verão europeu, fizeram 20 datas em 10 países, incluindo a participação em alguns dos principais festivais do continente, como Wacken Open Air (ALE) e Extreme Obscene (República Tcheca).

 

De volta ao Brasil, participam de alguns dos maiores festivais na América Latina, como o Rock in Rio, Primavera Sounds, Rock al Parque, dentre outros, além de outras datas importantes, como dois shows esgotados no circuito SESC, uma apresentação ao lado de Arch Enemy, Behemoth e Nervosa em São Paulo e mais sete datas pelo México ao lado do Krisiun e NervoChaos.

 

Até 2023, a banda planeja estender a turnê de “Echoes Of The Soul” para vários lugares que ainda não foram visitados, e já começa a confirmar alguns importantes eventos, como a participação na primeira edição do “Summer Breeze”.

 

DISCOGRAFIA:

Echoes of the Soul (2021)

 

Site oficial: www.cryptaofficial.com

Instagram: www.instagram.com/cryptadeath/

Facebook: www.facebook.com/cryptadeath

APRESENTA

cropped-logo_summer_com_efeito.png

Patrocinadores Master

cropped-logo_summer_com_efeito.png

Patrocinadores

cropped-logo_summer_com_efeito.png

Apoio

1

Media Partners

Receba novidades
em primeira mão

Copyrights

Summer Breeze Open Air Festival Brazil Eventos Ltda