DR. SIN

Se o Dr. Sin conta com um histórico de respeito quando o assunto é a presença em grandes festivais, entre eles o Rock in Rio, Hollywood Rock, M2000 Summer Concerts, Live N’ Louder, Skol Rock e Monsters of Rock, agora irá incluir o Summer Breeze Open Air Brasil em 2024. Afora isso, o trio, que conta hoje com os irmãos Andria Busic (vocal e baixo), Ivan Busic (bateria e vocal) e Thiago Melo (guitarra), já dividiu o palco com Steve Vai, Joe Satriani, Yngwie Malmsteen, Deep Purple, Pantera, Ian Gillan, Bon Jovi, AC/DC, Glenn Hughes e Kiss. Promovendo “Back Home Again” (2019) e tendo lançado o CD/DVD “Acústico Dr. Sin”, gravado ao vivo no Teatro Safra (SP), o grupo também celebra os 30 anos do álbum de estreia, “Dr. Sin”.

O trio paulistano de hard rock surgiu através da união dos irmãos Andria (baixo) e Ivan Busic (bateria) com o guitarrista Eduardo Ardanuy. Os irmãos Busic, filhos do saudoso jazzista André Busic, começaram tocando nas bandas Prisma, Platina e A Chave do Sol. Após o lançamento do álbum “The Key” (1987), gravado por Ivan e que também contou com Andria como convidado, A Chave substituiu o saudoso guitarrista Rubens Gióia por Eduardo Ardanuy. Enquanto Ardanuy construía uma base sólida de fãs, que o aclamavam como um genuíno ‘guitar hero’, os irmãos Busic passaram pelo Slogan, Cherokee e a banda Taffo, onde obtiveram destaque com o álbum “Rosa Branca”. Na mesma época, a RCA contratou os Anjos da Noite, outra banda de hard rock/AOR que contava com a participação de Ardanuy, ao mesmo tempo em que Andria foi convidado a integrar o Ultraje a Rigor, embarcando numa turnê pelo Brasil.

Com o fim a banda Taffo em 1991 e a saída de Ardanuy do Anjos da Noite, Andria, Ivan e Edu se juntam para começar um trabalho instrumental, base do Dr. Sin. Os músicos ainda acompanharam Supla e, em 1992, o trio viajou para os EUA. “Em um dos shows que fizemos por lá, um diretor artístico da Warner estava presente”, lembrou Andria em entrevista à revista Roadie Crew. “Foi um dos shows mais vazios, mas sempre tocávamos felizes por estarmos fazendo o que sempre sonhamos fazer. No outro dia, recebemos uma ligação e eu atendi com um sono violento. Ele dizia ser da Warner e como tínhamos muitos amigos por lá, já fui respondendo assim: ‘OK e eu sou Jesus Cristo’ e bati na cara dele! (risos). Graças a Deus ele ligou de novo e o Ivan atendeu. E, resumindo muito, foi assim que assinamos com eles.”

 Antes mesmo do lançamento do debut, “Dr. Sin”, a banda se apresentou no “Hollywood Rock” e abriu para Ian Gillan. “Dr. Sin”, gravado em Stanford (EUA), no Carriage House e produzido por Stephan Galfas, foi lançado simultaneamente em nove países. A música de trabalho, “Emotional Catastrophe”, virou hit imediato e o clipe obteve o segundo posto no programa “Top 20”, da MTV. Os dois trabalhos seguintes, o pesado “Brutal” (1995) e “Insinity” (1997), também foram gravados nos EUA. “Insinity”, produzido por Michael Vescera (ex-Yngwie Malmsteen, Obsession e Loudness) e da própria banda, trouxe o hit “Futebol, Mulher & Rock’n Roll”.

Como de costume, o Dr. Sin se dedicou intensamente aos shows, acabando por fazer a abertura para o Dream Theater, além de se tornar a atração brasileira no festival “Skol Rock”, ao lado de Dio, Bruce Dickinson, Jason Bonham e Scorpions. Após o lançamento do primeiro ao vivo, “Alive” (1999), o trio passou por uma mudança com a adição do vocalista Michael Vescera, que gravou o álbum “Dr. Sin II” (2000), vendido junto a uma revista com distribuição nas bancas de todo o Brasil. De volta com a formação original e após anos fazendo shows, a banda lançou o CD/DVD “10 Anos ao Vivo” (2004) e um disco de covers em 2005, “Listen to the Doctors”.

“Bravo” (2007) destacou a faixa “Think it Over”, presente na trilha da novela Amor e Intrigas (Record). A banda seguiu lançando discos de impacto, começando por “Original Sin” (2009) – regravação do debut com duas bônus inéditas –, “Animal” (2012) e “Intactus” (2015). Porém, ainda em 2015, o Dr. Sin surpreendeu ao anunciar que estava encerrando atividades. Após a turnê de despedida os irmãos Andria e Ivan Busic montaram a banda Busic, que apresentou seu debut em 2017 – Ardanuy seguiu em carreira solo e hoje integra o Sinistra. Já o acriano Thiago Melo venceu a seleção com mais de 200 guitarristas para a banda Busic. O retorno do Dr. Sin, com a mesma formação da banda Busic, ocorreu em 2018 e já rendeu “Back Home Again” (2019) e “Dr. Sin Acústico” (2023).

plugins premium WordPress