FLOTSAM AND JETSAM

Com uma carreira duradoura e influente na cena do metal, a banda de thrash/heavy metal Flotsam and Jetsam, formada em 1981 em Phoenix/Arizona (EUA), fará a sua estreia em território brasileiro na segunda edição do Summer Breeze Open Air Brasil.

A formação original que gravou o cultuado debut, “Doomsday for the Deceiver” (1986), incluía Eric “A.K.” Knutson (vocal), Michael Gilbert e Edward Carlson (guitarras), Jason Newsted (baixo) e Kelly David-Smith (bateria). Pouco antes do lançamento oficial do álbum, Newsted deixou a banda para se juntar ao Metallica, onde ocupou o posto do saudoso Cliff Burton e ficou mundialmente famoso.

Apesar do Flotsam and Jetsam não ter alcançado o mesmo nível de sucesso comercial que algumas de suas contemporâneas, continuou a lançar álbuns regularmente e a se apresentar ao vivo. Alguns dos destaques de sua discografia são os álbuns “No Place for Disgrace” (1988) e “Cuatro” (1992).

No entanto, o grupo vem sendo elogiado mais recentemente por álbuns como “Ugly Noise” (2012) ou os que buscaram resgatar mais as raízes heavy/thrash, como “Flotsam and Jetsam” (2016), “The End of Chaos” (2019) e “Blood in the Water” (2021). “Desde que lançamos ‘Flotsam and Jetsam’ (2016), parece que tivemos uma espécie de ‘recomeço’ na jornada da banda”, confessou o guitarrista Michael Gilbert em entrevista à revista Roadie Crew.

“Quando estamos envolvidos com turnês e até com o processo de composição, nunca pensamos naquilo que seria bom para a nossa carreira, o que nos ajudaria a vender mais ou algo assim. Nós apenas pensamos no que os fãs gostariam de ouvir, e naquilo que nós gostaríamos de tocar, e deixamos fluir, venha o que vier”, acrescentou Eric “A.K.” Knutson à Roadie Crew.

Além de Eric “A.K.” Knutson e Michael Gilbert, a formação atual traz Steve Conley (guitarra), Bill Bodily (baixo) e o experiente baterista Ken Mary (Accept, House of Lords, Fifth Angel, Bonfire, Alice Cooper, Chastain, TKO e Impellitteri).

plugins premium WordPress