Se os finlandeses do Finntroll fizeram a festa dos fãs do folk metal na primeira edição do Summer Breeze Open Air Brasil, os alemães do In Extremo prometem atacar com seu “Middle Age Metal”, estilo que combina elementos do rock e do metal com influências musicais medievais e folclóricas. A fusão única de sons que evoca uma sensação de idade média, reforçada pelo uso de instrumentos como flautas, alaúdes, tambores, gaitas de fole, harpa, gaita de roda e charamela, traz o peso das guitarras elétricas, do baixo e da bateria, criando um som distintivo e cativante. Até o momento, o grupo promove seu 13º álbum de estúdio, “Kompass zur Sonne”, lançado em 2021, e também o single “Weckt die Toten”, de 2023.
Originário de Berlim, começou tocando versões de baladas tradicionais/medievais conhecidas e ficou conhecida pelas apresentações em encontros de mercados medievais. Neles, tocavam músicas acústicas e vendiam CDs de suas interpretações de músicas tradicionais. Tempos depois, o In Extremo focou em material autoral – suas próprias composições são em alemão, enquanto as músicas tradicionais e covers são em várias línguas. A maioria dos membros da banda utiliza pseudônimos e quase todos tocam múltiplos instrumentos. Além disso, a banda também é conhecida por seus trajes de palco chamativos e pelo uso de pirotecnia em shows marcantes que costumam constar em grandes festivais, incluindo Wacken, Rock am Ring, Taubertal, Hellfest, Graspop, Nova Rock, Baltic Open Air, M’era Luna e, claro, o Summer Breze alemão.
Muitas letras do repertório vêm de escritos da igreja (“Wessebronner Gebet”), beneditinos (“Raue See”) ou são músicas tradicionais com autores desconhecidos rearranjadas pela banda (“Merseburger Zaubersprüche”, “Tannhuser”, “Poc Vecem”). A banda também usa peças de Carmina Burana, bem como letras escritas pelo poeta francês François Villon (“Rotes Haar” e “Erdbeermund”). Além disso, utiliza poemas de escritores como Johann Wolfgang von Goethe e Ludwig Uhland.
O In Extremo tocou separadamente como banda medieval e banda de rock até 29 de março de 1997, quando fizeram seu primeiro show de rock. Desde então, eles consideram essa a data de sua formação. Os dois projetos foram oficialmente fundidos em 11 de janeiro de 1998. Dez anos depois, o nono álbum, “Sängerkrieg” (“Guerra dos Cantores”), chegou ao primeiro lugar nas paradas da Alemanha e foi o 41º álbum mais vendido do ano em 2008.
Copyrights – Summer Breeze Open Air Festival Brazil Eventos LTDA
CNPJ: 46.173.965/0001-87
Chat