RATOS DE PORÃO

Se o Brutal Brega, um dos projetos do vocalista João Gordo, foi a primeira atração nacional a se apresentar na primeira edição do Summer Breeze Open Air Brasil, em 2024 será a vez do Ratos de Porão mostrar toda a sua energia e brutalidade no evento. Além de promover “Necropolítica” (2022), o 11º álbum da discografia, João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria) seguem celebrando as mais de quatro décadas de carreira da banda paulistana, formada em 1981 durante a explosão do punk.

Pioneiro, o R.D.P. quebrou barreiras, passou por mudanças de formação e seguiu sem olhar para trás, atravessando a era do “Grito Suburbano” pelos caminhos mais estreitos e tortuosos do underground. Após marcar presença nas coletâneas “SUB” e “O Começo do Fim do Mundo” veio o álbum de estreia, “Crucificados Pelo Sistema” (1984). Mesclando metal e punk veio “Descanse em Paz” (1986), seguido pela trilogia crossover que definiu a fórmula e identidade da banda: “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo” (1987), “Brasil” (1989) e “Anarkophobia” (1990). Posteriormente, ainda nos anos 90, vieram “Just Another Crime in… Massacreland” (1993), “Feijoada Acidente?” (1995) e “Carniceria Tropical” (1997).

Misturando thrash metal, hardcore e letras relatando os problemas sociais do país e a realidade nacional em tom hora satírico, hora jornalístico, as rimas de João Gordo servem quase como um livro de história. Assim, o Ratos de Porão seguiu produzindo e soltou os álbuns “Sistemados pelo Crucifa” (2001), “Onisciente Coletivo” (2003), “Homem Inimigo do Homem” (2006) e “Século Sinistro” (2014). Hoje, com “Necropolítica” (2022), o quarteto continua nos palcos pelo mundo mandando seu crossover e falando abertamente sobre os fatos mais bizarros e cruéis do cotidiano.

 

plugins premium WordPress