cropped-logo_summer_com_efeito.png

Stone Temple Pilots

Release

Sinônimo de rock dos anos 90, o grupo americano Stone Temple Pilots conta atualmente com Jeff Gutt (vocal), Dean DeLeo (guitarra), Robert DeLeo (baixo) e Eric Kretz (bateria). A banda, que virá ao Brasil pela quarta vez e será um dos headliners do “Summer Breeze”, promove o álbum “Perdida” (2020).

 

Criado na cidade de San Diego, que costuma revelar grandes nomes do cenário rock’n’roll desde os anos 60 com Iron Butterfly, passando pelo Ratt na década de 80 e As I Lay Dying nos anos 2000, o Stone Temple Pilots foi criado nos final dos anos 80 como Mighty Joe Young, praticando um estilo que tinha um lado funky aflorado.

 

Após fazer diversos shows e gravar demo-tapes, algumas com versões diferentes de faixas que saíram em discos posteriormente, como “Piece of Pie”, do debut “Core” (1992), Scott Weiland (vocal), Dean DeLeo (guitarra), Robert DeLeo (baixo) e Eric Kretz (bateria) iniciaram os trabalhos para o aclamado álbum de estreia. Porém, acabou descobrindo que poderiam ter problemas com o nome Mighty Joe Young, já que um bluesman detinha os direitos. Assim, mudaram para Stone Temple Pilots, inspirados pelos adesivos STP Motor Oil, da marca americana de óleo de motor Scientifically Treated Petroleum.

 

Após assinar com a Atlantic Records veio o debut, Core, lançado em setembro de 1992 e que obteve a terceira posição na parada da Billboard, impulsionado pelo sucesso das faixas “Plush”, “Creep”, “Sex Type Thing” e “Wicked Garden”, esta última também herdada dos tempos da demo-tape de 1990 do Mighty Joe Young. Ainda que “Core” tenha sido um grande sucesso comercial, vendendo 8 milhões de cópias, parte da imprensa taxou a banda de “imitadores do grunge”. No entanto, a linha musical adotada agradou em cheio aos fãs de Pearl Jam, Mother Love Bone e Alice in Chains, que faziam parte da cena de Seattle.

 

Após fazer shows com Rage Against the Machine e Megadeth, o STP permaneceu mais de dois meses na estrada em 1993 com a sua própria turnê americana. No mesmo ano, um episódio do MTV Unplugged marcou a estreia de “Big Empty”, músicas que constou na trilha do filme “O Corvo” e depois entrou no repertório do segundo álbum, “Purple” (1994), além de ser premiada no MTV Movie Award. Por sinal, o grupo acumulava prêmios, seja no American Music Awards ou no Grammy, como ‘Melhor Performance de Hard Rock’ com “Plush”.

 

“Purple”, que estreou na ponta das paradas nos Estados Unidos, destacou as faixas “Interstate Love Song”, “Vasoline”, além de “Big Empty”. Em outubro de 1994, quatro meses após seu lançamento, o álbum já havia vendido três milhões de cópias. Na sequência, veio “Tiny Music… Songs from the Vatican Gift Shop” (1996), marcando uma alteração estilística em relação aos trabalhos anteriores. Além disso, Weiland estava com problemas e para a reabilitação, ocasionando em algumas datas canceladas em 1996. Antes, porém, o STP realizou grandes apresentações abrindo para o Kiss, que fazia a sua turnê de reunião, “Alive/Worldwide Tour”.

 

Na fase sem Weiland, o grupo recrutou Dave Coutts (Ten Inch Men) e adotou o nome Talk Show, chegando a lançar um álbum em 1997. Weiland, por sua vez, soltou seu primeiro álbum solo, “12 Bar Blues”, em 1998, mesmo ano que o STP retomou as atividades e o estilo dos primórdios para lançar, no ano seguinte, “No. 4”. O material destacou as faixas “Sour Girl”, “Down”, “No Way Out” e “Heaven & Hot Rods”.

 

O trabalho seguinte, “Shangri-La Dee Da” (2001), trouxe “Days of the Week” e “Hollywood Bitch” como destaques, mas não obteve sucesso comercial. Pior que isso, em 2003 anunciou sua separação. Weiland entrou no Velvet Revolver, ao lado de Slash (guitarra), Duff McKagan (baixo) e Matt Sorum (bateria), do Guns N’Roses, e Dave Kushner (ex-Wasted Youth). Com ela, lançou os álbuns “Contraband” (2004) e “Libertad” (2007). Já os irmãos DeLeo formaram o Army of Everyone com o vocalista Richard Patrick (Filter) e o baterista Ray Luzier (Korn, David Lee Roth, Steel Panther e KXM), soltando o álbum homônimo em 2006. Eric Kretz, por sua vez, trabalhou em seu próprio estúdio, Bomb Shelter Studios, e integrou a banda Spiralarms.

 

Quando houve a reconciliação dos irmãos DeLeo com Weiland, o STP estava pronto para retornar e agendou uma extensa turnê em maio de 2008. O sexto disco, intitulado “Stone Temple Pilots”, saiu em 2010 e obteve a segunda posição na Billboard 200. Após diversas turnês, com alguns shows conturbados, a situação interna com Weiland se agravou. Assim, em fevereiro de 2013, ele foi demitido. Weiland saiu em turnê com sua banda solo, enquanto os remanescentes do Stone Temple Pilots recrutaram o saudoso Chester Bennington (Linkin Park), que estreou no single “Out of Time” e depois gravou o EP “High Rise”.

 

Em novembro de 2015, Bennington anunciou que estava deixando o Stone Temple Pilots amigavelmente para se concentrar mais no Linkin Park. Pouco tempo depois, em 3 de dezembro de 2015, Weiland foi encontrado morto por overdose acidental. Em julho de 2017, outra notícia chocante para os fãs foi o anúncio da morte de Bennington, que cometeu suicídio.

 

O Stone Temple Pilots seguiu e realizou um concurso para recrutar um novo vocalista. O escolhido foi Jeff Gutt (ex-Dry Cell, BWNN, Dragonfly), anunciado oficialmente em novembro de 2017. Gutt, que participou de duas temporadas do reality show americano The X Factor, no qual terminou a temporada de 2013 em segundo lugar, estreou em 2018 com “Stone Temple Pilots”, segundo álbum homônimo da banda, destacando as faixas “Meadow” e “Roll Me Under”. Na sequência veio um trabalho com pegada mais acústica e folk, “Perdida” (2020), que trouxe o single “Fare Thee Well”.

 

Em seus shows, o STP costuma apresentar músicas como “Plush”, “Vasoline”, “Down”, “Wicked Garden”, “Big Empty”, “Interstate Love Song”, “Crackerman”, “Dead & Bloated”, “Trippin’ on a Hole in a Paper Heart” e “Sex Type Thing”.

 

DISCOGRAFIA:

Core (1992)

Purple (1994)

Tiny Music… Songs from the Vatican Gift Shop (1996)

No. 4 (1999)

Shangri-La Dee Da (2001)

Stone Temple Pilots (2010)

Stone Temple Pilots (2018)

Perdida (2020)

 

Site oficial: https://stonetemplepilots.com

Instagram: www.instagram.com/stpband

Facebook: www.facebook.com/stpband

APRESENTA

cropped-logo_summer_com_efeito.png

Patrocinadores Master

cropped-logo_summer_com_efeito.png

Patrocinadores

cropped-logo_summer_com_efeito.png

Apoio

1

Media Partners

Receba novidades
em primeira mão

Copyrights

Summer Breeze Open Air Festival Brazil Eventos Ltda