ECLIPSE

Após o sucesso da apresentação do H.E.A.T na primeira edição, o Summer Breeze Open Air Brasil recruta outra banda de hard rock da cultuada cena sueca, o Eclipse. O grupo conta com Erik Mårtensson (vocal), Magnus Henriksson (guitarra), Victor Crusner (baixo) e Philip Crusner (bateria) e atualmente promove o álbum “Megalomanium”. “‘Megalomanium’ é o Eclipse prestando homenagem aos fãs através dos elementos que se tornaram marcas registradas no catálogo da banda, mas também ousando se aventurar em novos territórios inexplorados e sons. É um álbum repleto do DNA completo da banda, um mergulho destemido no fundo da piscina – ou, neste caso, no Lago Siljan, que cerca a ilha no centro da Suécia, onde gravamos toda a nossa música”, detalhou Erik Mårtensson.

O Eclipse gerou mais de 100 milhões de reproduções online e aproximadamente meio milhão de ouvintes mensais nas principais plataformas de música, tornando-os uma das maiores bandas de rock a surgir da Suécia nos últimos anos – o novo single, “Got It!”, acumulou mais de 97 mil reproduções apenas no Spotify.

Sobre o segredo da banda, Erik Mårtensson, que é um compositor de mão cheia e produtor, além de também fazer parte do projeto W.E.T. ao lado de Jeff Scott Soto e Rober Säll (Work Of Art), detalhou: “O Eclipse tem músicas empolgantes, excelentes riffs de guitarra e um senso de melodia bem cativante. Nós vamos do som mais Pop ao Metal em várias composições. Esse é o senso comum que você costuma encontrar no Hard Rock/AOR em geral. O mais importante de tudo é pensar na melodia e no quanto ela pode cativar”.

Fundado na cidade de Estocolmo em 1999, o grupo tem lançado álbuns memoráveis e continua a evoluir com trabalhos recentes, como “Wired” (2021), “Paradigm” (2019) e “Monumentum” (2017). O álbum de estreia, “The Truth and a Little More”, foi lançado em 2001 e contou com participações especiais de Kee Marcello (guitarra, ex-Europe) e do saudoso tecladista Mats Olausson (ARK, Yngwie Malmsteen). Posteriormente, o Eclipse assinou contrato com a gravadora italiana Frontiers Records, que lançou “Second To None” (2004), “Are You Ready to Rock” (2008) e “Bleed & Scream” (2012), que entrou nas paradas de sucesso na Suécia na posição 44. “O considero muito importante, porque encontramos nossa identidade musical nele, ou seja, conseguimos colocar todas nossas influências e as músicas saíram exatamente da maneira que queríamos. Isso se refletiu nas melodias, que são o ponto alto do disco”, analisou o vocalista certa vez à revista Roadie Crew a respeito de “Bleed & Scream”.

Em fevereiro de 2015, a banda lançou seu quinto álbum, “Armageddonize”, que estreou na posição 49 nas paradas suecas. Em 30 de novembro daquele ano, a Sveriges Television anunciou que o Eclipse participaria da edição de 2016 do festival da canção Melodifestivalen. Depois vieram “Monumentum” (2017), “Paradigm” (2019), “Wired” (2021) e “Megalomanium” (2023). A banda já acumula clássicos em sua carreira, como “Viva La Victoria”, “Roses On Your Grave”, “Runaways” e “Saturday Night (Hallelujah)”. “Quando criamos a banda queríamos fazer algo parecido com nossos heróis, mas da nossa maneira. Bandas como AC/DC, Whitesnake e tudo que ouvi nos anos 80 foram nossa inspiração. Fizemos nosso primeiro disco em 2001 e, aos poucos, fomos nos encontrando e conseguimos encontrar nossa sonoridade atual, com a qual mais nos identificamos”, comentou Mårtensson certa vez à revista Roadie Crew.

 

plugins premium WordPress